terça-feira, 3 de julho de 2012

Um pouco de mim.




Como me viciei em leitura:
Comecei aos cinco anos, aprendi a ler e escrever em casa. Numa viagem para Campinas-SP. Meu avô paterno, guardava a página de tirinhas do jorna que ele lia em uma gaveta, e quando cheguei lá, ele me deu todas, eram muitas, acredite. E mesmo depois de eu ter voltado, ele sempre mandava pelo correio, e eu me divertia lendo. No ano seguinte, ele faleceu, mas eu segui lendo 
gibis, não perdendo a chance de ler. Quando eu tinha oito anos, ganhei um livro do meu pai, "Histórias da vovó", que ele comprou pra mim em Manaus-AM, durante uma de suas viagens a trabalho. Vinha com um cd e eram vários contos, meu pai escondeu o cd até que eu termina-se de ler todo o livro. Depois disso, passei um bom tempo frequentando a biblioteca da minha escola, lendo vários tipos de livros. Mudei de escola na quinta série, e durante dois anos, ganhei o premio de "a mais leitora" da 5ª e 6ª série. Mas não sei ao certo o que aconteceu, na 7ª, eu já com 12 anos, dei uma parada com minha leitura compulsiva, me afastei, foi um ano bobo e perdido. No natal, daquele mesmo ano, ganhei o livro "Poderosa" da minha irmã mais velha. E li em um dia. Fiz meu pai comprar o Poderosa 2, que li em mais um dia. E fiz ele comprar o 3, o 4... E dois dias depois, tinha lido toda a série, e desde então, não parei mais de ler. Obrigada, vô, por ter despertado meu vício. 


O que ler é para mim: Com o tempo, eu comecei a me envolver com o que eu lia. Começa um livro e me sentia como um dos personagens, e seguia assim até o fim do livro. Me envolvo tanto, que sinto as emoções que os personagens sentem, sinto-me amiga deles. Fujo de mim e viro alguém totalmente diferente, de um mundo diferente, com aventuras e emoções únicas. Ler me afasta do mundo ruim. Ler montou quem eu sou. Eu não só acabava os livros, mas cada parte de mim, cada característica, vem de algum personagem. Resumindo, ler é meu refúgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário