segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Li, gostei, resenhei: Os extras que fazem a diferença.

Bom, acabei de ler "Animais fantásticos e onde habitam" hoje e tive a ideia de falar sobre esses "extras" e são poucas as pessoas que dão importância a eles, devido ao fato de serem "curtinhos" (com curtinhos quero dizer: poucas páginas/resumidos), porém são de uma genialidade incrível. Como eu já li o "Conto de Beedle o bardo" e "Quadribol através dos séculos" a bastante tempo, uns dois anos mais ou menos, não vou saber falar tão detalhadamente, mas vou tentar.

Deixo claro que os "potterheads" DEVEM ler todos esses extras. Já li vários livros que falam sobre a série, tudo sobre os personagens e etc... Porém, nada como livros escritos pela diva Joanne, correto? Como todos são publicados pela Rocco e todos foram escritos pela J. K. Rowling (apesar dos pseudônimos), eu vou só por o nome, as páginas, a sinopse e a resenha.


Nome: Os contos de Beedle, o Bardo. 
Páginas: 128. 
Sinopse: Os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. São cinco histórias de fadas diferentes entre si. Histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas. - Skoob.
Minha opinião: Os trouxas cresceram ouvindo as histórias como "Os três porquinhos", "A bela e a fera" e etc. Os bruxos cresceram embalados pelas histórias de Beedle, o Bardo. Sendo cinco contos (em ordem): 
  • 1- O Bruxo e o Caldeirão Saltitante
  • 2 - A Fonte da Sorte
  • 3 - O Coração Peludo do Mago
  • 4 - Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante
  • 5 - O Conto dos Três Irmãos
Com certeza é o mais popular dos três extras, pois tem citação no ultimo livro (Harry Potter e as relíquias da morte). Na minha opinião, é um livro lindo. Tão cheio de significados sublinhares, de emoção que te faz ficar com o coração na mão, mesmo. Apesar de "O conto dos três irmãos" ser o meu favorito, "O coração peludo do mago" me chamou bastante a atenção, pois o mago se recusa a ser dominado pelo seu coração. É forte e até meio dramático, mas igualmente lindo. 


Nome: Quadribol através dos séculos.
Páginas: 64.
Sinopse:  Se você algum dia quis saber como surgiu o pomo de ouro ou por que o time dos 'Vagamundos de Wigtown' (Wigtown Wanderers) tem a estampa de um cutelo de açougueiro no uniforme, você precisa ler 'Quadribol através dos séculos' (Quidditch throught the ages). Esta edição limitada é uma cópia do exemplar guardado na Biblioteca Escolar de Hogwarts e consultado por jovens fãs do quadribol quase diariamente. -  Skoob. 
Minha opinião: Para você que deseja, desde o primeiro livro, subir numa vassoura e perseguir um pomo de ouro ou acertar um balaço este é o livro certo. Logo na primeira folha já chamou minha atenção pela lista de alunos que o pegaram emprestado na biblioteca de Hogwarts e quando devolveram. Fora ao aviso de Irma Pince: "Aviso: Se você remover folhas, rasgar, picar, vincar, dobrar, deformar, desfigurar, sujar, manchar, jogar, deixar cair ou de qualquer outra maneira danificar, maltratar ou demonstrar falta de respeito por este livro, sofrerá as piores consequências que eu puder lhe infligir.", adorei e vale para quem pegar os meus livros emprestados, que fique claro. O livro conta toda a história do quadribol, dos times, das bolas e etc, cheio de desenhos explicando melhor. Realmente é um livro para você se deliciar e desejar que o esporte brasileiro vire Quadribol ao invés de futebol.

Nome: Animais fantásticos e onde habitam.
Páginas: 63.
Sinopse:  Este exemplar lançado no mundo dos trouxas (não-bruxos) é uma duplicata do Animais fantásticos & onde habitam de Harry Potter, editado, inclusive, com notas informativas que ele e seus amigos fizeram à margem das páginas. Segundo Scamander, Animais fantásticos e onde habitam já está em sua 52ª edição e esclarece, entre outras dúvidas, o significado de animal para a comunidade mágica; fornece sua classificação; a percepção dos trouxas sobre esses seres; ensina como e por que mantê-los ocultos em hábitats seguros, desobediência esta que incorre em multa; e faz um histórico das normas impostas pelo Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia, ao longo dos séculos, para preservar as feras fantásticas e assegurar aos bruxos o prazer de apreciar seus poderes e beleza. -  Skoob.
Minha opinião: "Gostaria, ainda, de aproveitar a oportunidade para tranquilizar os leitores trouxas que as criaturas engraçadas aqui descritas são fictícias e não podem lhe fazer mal. Aos bruxos, eu digo simplesmente: Draco dormiens nunquam titillandus. Alvo Dumbledore" Como fora copiado do exemplar do Harry é cheio de anotações, principalmente do Rony, porém eu não tive chance de ver, pois li em e-book, mas ainda assim consegui ler as anotações pelo menos, e dei boas risadas. Entre o Quadribol através dos séculos e o Animais fantásticos e onde habitam, eu escolho esse. Adorei saber mais sobre os animais do mundo mágico e as "explicações" que o livro da para algumas lendas trouxas. Algo como: A seção de animais mágicos escondeu-os dos trouxas, por isso achamos que são apenas lendas. Como a fênix e o monstro do lago ness. (Procurei a fala correta no e-book pra poder colocar certinho como citação, mas não achei, então disse com minhas palavras.)
xoxo, reader girl. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário