domingo, 14 de julho de 2013

OPasquim: Professor de história incentiva a leitura.

Que hoje em dia os jovens de ensino médio raramente pegam em um livro nós já sabemos. E foi por isso que o professor Lourismar Barroso, professor de história há 17 anos, que atualmente leciona pelo município, pelo estado e em escola particular, montou o projeto de leitura para alunos do ensino médio. Trabalha atualmente em três escolas de Porto Velho - RO: Centro de Ensino Mineiro, Escola estadual Quatro de Janeiro, Escola Municipal São Pedro e Colégio Tiradentes da Polícia Militar, diz ter escolhido história por esta disciplina dar uma visão melhor de mundo e desenvolver o senso critico.


Como surgiu a ideia do projeto de leitura?
Lourismar Barroso: O projeto de leitura acabou surgindo a partir de uma necessidade. O que eu venho percebendo nos alunos atuais é que eles acabam trocando o livro, pelo celular. E nas décadas de 80 e 90 se observava muito um aluno antenado em buscar informações através dos livros. Eu sempre fui um apaixonado e um defensor do uso da leitura. O que se vê hoje é uma troca desses valores, aonde o aluno acaba entrando no facebook e não curte a leitura em si. O aluno que tem um celular top de linha, ele faz o uso para verificar a fofoca em rede, o que as pessoas estão falando. Nada contra, eu defendo que a questão cultural do livro.

Qual o objetivo do projeto? 
O objetivo é fazer o aluno interagir com o livro, gostar do cheiro quando abre aquele livro, o cheiro da folha. É fazer o aluno contextualizar a história, não ficar só na leitura, mas interpretar, saber o que o autor está falando e que ideia ele quer passar. Despertar o interesse pela leitura, pelo conteúdo e melhorar a escrita.

Quais os livros escolhidos?
No primeiro ano, adotei “As primeiras civilizações” que retrata toda a evolução do homem na história. No segundo ano adotei o livro do autor James Spin Class, 1492 – Encontro desencontros, que faz a abordagem de como os europeus chegaram na América, se eles impuseram ou não sua cultura. É um livro fantástico que o aluno viaja e diz: “Caramba professor, o senhor deveria adotar esse livro mais vezes”. No terceiro ano “Getúlio Vargas, 1882 – 1930” um calhamaço com quinhentas laudas que trás toda a trajetória desde a família de Getúlio até a chegada dele ao poder.

Como os alunos receberam a ideia?
A principio meio preguiçosos. Então quando eles começaram a ler e viram que os livros estavam todos voltados para o conteúdo deles, ficaram maravilhados com a história em si. Acaba sendo um encarte, o que está sendo aplicado em aula, o livro torna-se um complemento de informação. O objetivo é adotar um livro pro bimestre, quatro livros ao ano.

Teve apoio da escola? 
Teve. Eu conversei com nossa coordenadora, Reginete, levei pra ela a informação do projeto que imediatamente foi aceito. Eu também dei opções pros alunos adquirirem os livros, através da compra, baixar em pdf ou através de Xerox, sendo esta a ultima opção.

Vale frisar que já fui aluna do "Louris" (como é chamado pelos alunos) durante o ensino médio. Um dos melhores professores que já tive. Adorei a iniciativa, poucos professores fazem isso, nem mesmo os de português ou literatura. Sucesso, Louris.
xoxo, reader girl. 

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